No parque do Ibirapuera, São Paulo, tem vários cursos ministrados nesta escola.
Eu frequentei primeiro o curso de jardinagem de 05/09/2011 a 07/12/2011, totalizando uma carga horária de 60 horas.
Atualmente os alunos estão fazendo o curso de jardinagem na sede da UMAPAZ, entrada pelo portão 7-A do parque. Em 2011, o curso era feito na casa da administração do parque em frente à praça do leão. Por estar próxima do campo experimental, do lago e das trilhas, além de ter melhor acesso e conduções, os professores preferem esse local em comparação ao atual. Houve um abraço dos alunos e professores na escola, eu estava lá, pedindo a permanência dos cursos, onde estava há anos, contudo a escola mudou e ficou a promessa de que o curso voltará após uma reforma da casa da administração do parque.
Um abraço na escola contra a mudança para a sede da UMAPAZ, próxima do Viveiro Manequinho Lopes
Depois do curso de jardinagem, fiz o minicurso de paisagismo em 07, 14, 21 e 28 de janeiro de 2012, completando 16 horas de aula.
Naquela época, e acredito que até hoje, era necessário ter o diploma de jardinagem para então fazer os cursos de paisagismo.
Na verdade existem alunos que só fazem jardinagem mas muitos, como eu, acabam interessados em aprimorar conhecimentos aproveitando a qualidade e o bom ambiente proporcionados pelos professores.
Lembrando de todos os professores e funcionários, Assucena Tupiassu, Mário do Nascimento Junior, Elaine Martinez Dias, Marco Antônio Braga, Adão Martins, Lourdes Floral, Oswaldo Barreto de Carvalho, Roberto Martim e outros de que tanto tenho orgulho de conhecer, de ser amigo atualmente e nunca perder contato, uma das aulas mais instigantes para fazer o curso de recursos paisagísticos foi a aula de Evolução dos Jardins, dada pelo mestre Marcão.
Professor Mário na aula sobre árvores na qual fazemos uma trilha pelo parque
A primeira formatura a gente nunca esquece...
Recursos Paisagísticos
Voltado também para arquitetos, este curso deveria ser incluído no curriculum das faculdades de arquitetura e também da engenharia. Sempre com uma visão ecologicamente correta e em uma sequência lógica os dois cursos se completam.
Aprendemos como é importante respeitar as necessidades naturais das plantas com que trabalhamos para fazer com que o projeto paisagístico seja bem-sucedido.
Com as novas legislações ambientais, embora longe de serem ideais, algumas "vitórias" foram alcançadas e devem ser seguidas por engenheiros e arquitetos e serem levadas muito mais a sério do que sempre foram.
Link da apostila do curso de jardinagem/ http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/publicacoes_svma/index.php?p=15370
Recursos Paisagísticos
Voltado também para arquitetos, este curso deveria ser incluído no curriculum das faculdades de arquitetura e também da engenharia. Sempre com uma visão ecologicamente correta e em uma sequência lógica os dois cursos se completam.
Aprendemos como é importante respeitar as necessidades naturais das plantas com que trabalhamos para fazer com que o projeto paisagístico seja bem-sucedido.
Com as novas legislações ambientais, embora longe de serem ideais, algumas "vitórias" foram alcançadas e devem ser seguidas por engenheiros e arquitetos e serem levadas muito mais a sério do que sempre foram.
Todas essas pessoas querem fazer um mundo melhor com jardins




Nenhum comentário:
Postar um comentário